domingo, 17 de outubro de 2010

SMAS Sintra - Irreal (cortam água sem aviso prévio)


Transcreve-se a seguir um relato, de J. Pedrosa, relativo ao corte de água na sua habitação, sem que tenha recebido um aviso prévio, por parte dos SMAS de Sintra.

"Ora viva,
gostava de vos transmitir uma situação que me aconteceu a semana passada com o SMAS Sintra, para que todos estejam atentos.
Antes de começar, queria só dizer que enquanto estive no SMAS deu perfeitamente para perceber que havia lá mais gente exactamente com o mesmo problema.

Introdução:
1 - Por não confiar muito nos sistemas de facturação de forma geral, não tenho nada em débito directo, apenas a EDP, porque ao fim de mais de 10 anos a lidar com eles, nunca tive um erro.
2 - Devido a questões de organização pessoal, quem trata dos pagamentos é a "Maria" e eu trato do arquivo e da informatização desses valores, nunca falhou.

Situação:
Quarta-feira passada, chega a Maria a casa (eu estou em formação e só chego para lá das 23h) e fica em pânico, não tínhamos a água, por motivo de corte.
Ela ligou para o piquet para tentar obter algumas informações, mas de lá, fizeram aquilo que podem, que é dizer que não tratam disso, e que tinha que ser no dia seguinte.
Posto isto, ela foi ver no arquivo como estávamos de facturas, para ver se tínhamos alguma em atraso.
O que se descobriu?
Bem, tínhamos todas as facturas pagas, mas ficou claro que a factura referente a Agosto não estava lá.
Passou-se pela fase de procura "por todo o lado" e a factura não apareceu.

Mais tarde, cheguei eu a casa, e como conheço melhor a "lei", sei que tem que haver um aviso obrigatório, dez dias antes do corte, com a informação do motivo, e como proceder à regularização.
Ora, esse aviso também não existia.

Passámos ao passo seguinte, ver porque é que na factura de Setembro, que já estava paga, não tínhamos reparado que havia dívidas.
Olhando para a factura, está mencionado em quatro sítios diferentes o valor a pagar, mas sempre apenas com o valor do mês corrente, e portanto nada diz que há dívidas.
Depois lá num cantinho reparámos que tinha uma espécie de conta-corrente, onde vem sempre o valor do próprio mês, e neste caso vinha também o valor do mês de Agosto com a observação "Em Transito" ... Ora "Em transito" não ajuda nada a saber que está na realidade em dívida. E porque nessa conta corrente vem sempre o próprio mês, confesso que nem nunca olhei para aquilo.

Acção,
Nessa mesma noite preparei uma reclamação, fundamentada na falta do aviso obrigatório (Lei 12/2008 Artigo 5º se alguém precisar) e na falta de clareza da factura.

Na manhã seguinte, lá estava eu nos SMAS Sintra.
1 - Atendimento muito simpático, é um aparte ao problema, mas conta muito.
2 - No balcão de apoio ao cliente confirmaram que o aviso não foi enviado
3 - Informalmente também me disseram que o aviso tinha sido expedido para a empresa externa que trata disso, mas que a empresa não tinha passado o aviso para os CTT.
4 - Informalmente também me disseram que andavam com muitos problemas com essa empresa na entrega da facturação.
5 - Procederam à reactivação gratuita, dado a desactivação ter sido ilegal.
6 - Preenchi o livro de reclamações.
7 - Na segunda-feira segue queixa para a Deco, não para me resolverem o problema, que isso já está, mas para terem conhecimento.

Resumo:
1 - fizeram-me um corte ilegal, porque não enviaram o aviso, e em segundo lugar.
2 - Acho aberrante que o SMAS tenha uma empresa externa para tratar de um assunto tão grave como a facturação e avisos de corte.
3 - A SMAS introduziu mais um factor de problemas no seu circuito, para além dos CTT.
4 - Perdi uma manhã de trabalho por incompetência de outros.

Portanto, pessoal que não tem débito directo, toca a contar sempre os dias para a data teórica da chegada das facturas e reclamar logo.
O mais impressionante é que cortem o serviço, mesmo com uma factura posterior já paga, que significa claramente que para faltar a anterior ... algo se passou..

Não acredito que o facto de isto ter acontecido em Agosto, seja inocente, acredito que é uma tentativa da SMAS de tentar obter uns cobres às custas deste erro, muita gente vai pensar "Ora porra afinal eu estava mesmo a dever" e não vão fazer valer os seus direitos, e vão pagar a taxa de re-activação.

Isto foi mais em "jeito" de desabafo, mas olha, pode ser que sirva para a malta estar atenta a estas coisas ..."

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