domingo, 26 de setembro de 2010

Haja seriedade e responsabilidade


O Presidente da Junta de Freguesia de Agualva, Rui Castelhano, tem vindo na última semana, a realizar uma campanha demagógica e populista, a propósito da instalaçāo na Rua António Nunes Sequeira, de um CAT, Centro de Atendimento a Toxicodependentes.

Para enquadrar este assunto, convém esclarecer, que a decisāo de instalar naquele local, o referido centro, resulta de uma articulaçāo entre o Instituto da Droga e Toxicodependência e a Câmara Municipal de Sintra, governada pela mesma força política que a Junta de Freguesia de Agualva.

Isto para dizer, que ninguém acredita, que não houve conversas prévias entre a Câmara Municipal de Sintra e a Junta de Freguesia de Agualva, até porque os dois responsáveis munipais, que nos últimos tempos tutelaram o Pelouro da Acção Social, o Vereador Marco Almeida e a Vereadora Paula Simões, pertencem à Secção do PSD de Agualva-Cacém e por maioria de razão essa articulaçāo tinha que acontecer.

Assim e para que as coisas sejam ditas, de forma séria, o que se passou foi que a Câmara de Sintra, verificou que havia necessidade de instalar na Cidade de Agualva-Cacém um CAT e avançou com o assunto, o Presidente da Junta, chegada a hora das obras começarem, resolveu realizar uma encenação e fazendo uso dos argumentos mais primários e estimulando os receios (resultantes de falta de informação) de alguns moradores, foi dando sinais de que estava contra a instalação do Centro.
Para atingir os seus objectivos, não olha a argumentos e em vez de esclarecer e informar, incentiva à realização de "cordões humanos" como forma de protesto.
Objectivo de toda esta encenação: evitar ser penalizado eleitoralmente.

Ora, não é isto que esperamos de um autarca, sério e responsável.
Porque o papel deste autarca, devia ser contribuir para o esclarecimento adequado, dando a conhecer as necessidades que infelizmente Agualva-Cacém tem nesta matéria e chamar as entidades promotoras do projecto, para contribuirem nesse esclarecimento.

Mas claro, que trazer os seus companheiros de Partido para o contacto com a população, era levar este jogo de faz-de-conta, para plano que nāo interessa.
Rui Castelhano, com o argumento estafado das acessibilidades ao local, apresenta como alternativa, a localização na Av. dos Bons Amigos.
Faz isto, sem apontar uma localização em concreto, porque sabe que não existente nenhuma disponível e assim sendo, pode dizer no fim da encenação "eu tentei mas não me ouviram!"

Os autarcas do PSD de Agualva, mostram-se a favor da instalaçāo de equipamentos culturais, em vez de equipamentos desta natureza.
Mostrando desconhecer os problemas das populações que os elegeram, devem ter ido buscar inspiração aos governantes romanos, que mandavam dar pão e circo às populaçōes para as manterem satisfeitas.

Haja seriedade e responsabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário