quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Rally de Portugal Histórico, vai reviver as loucas noites de Sintra


Prosseguem em excelente ritmo as inscrições para a quinta edição do Rally de Portugal Histórico, que irá para a estrada no próximo dia 12 de Outubro. Na verdade, 111 equipas confirmaram já a sua presença junto do Automóvel Club de Portugal, organizador da prova, sendo ainda expectável que, no espaço que medeia até ao encerramento das inscrições, o que sucederá no dia 17, esse número possa crescer.

Confirmando uma vez mais o seu caráter internacional, as equipas estrangeiras estarão presentes em larga maioria: até ao momento, estão inscritas 37 formações nacionais, face a 30 francesas, 23 espanholas, 9 belgas, 8 suíças e 2 italianas e norueguesas. Deste modo, o Rally de Portugal Histórico voltará a constituir uma jornada privilegiada de divulgação das belezas do País a inúmeros estrangeiros que nos visitam - participantes e acompanhantes.

Percurso Estoril-Arganil-Viseu-Régua- S. Pedro do Sul -Sintra

O Rally de Portugal Histórico terá partida dos Jardins do Casino Estoril, pelas 15h15 de dia 12 de Outubro (terça-feira), mas o início da fase competitiva voltará a ser no Autódromo do Estoril, pelas 15h40 horas, com a realização de uma prova de regularidade por setores (PRS), na distância de 11,82 Km (três voltas à pista). Depois, os concorrentes largarão com destino à Figueira da Foz, onde chegarão pelas 18h50, após cumprirem a primeira prova de regularidade absoluta (PRA) e 220 Km de percurso.

Na quarta-feira, dia 13, os concorrentes saem da Figueira da Foz pelas 08.30 horas para a segunda etapa, com 435 Km. A neutralização da hora do almoço terá lugar em Arganil, entre as 13h00 e as 14h45, e chegada a Viseu está agendada para as 19h15. Ao final da tarde terá lugar a já habitual prova de PRS de Viseu (2,0 Km), na Avenida Europa, última dificuldade de um dia com 12 PRA.

A terceira etapa, a disputar quinta-feira, dia 14, viu a sua extensão particularmente aumentada, tendo início (08h30) e final (23h15) em Viseu, com uma primeira neutralização na Régua (13h00/14h45), depois de várias provas em que a região do Douro estará em particular destaque, e uma segunda em Lamego (19h00/20h45), com a introdução de um setor noturno antes da chegada a Viseu, depois de 507 Km e 12 PRA, uma das quais de noite.

Para sexta-feira, dia 15, será o regresso a sul, com a quarta etapa, que larga de Viseu pelas 08.30 horas com a primeira neutralização do dia em S. Pedro do Sul (12h15/14h00). Segue-se uma ligação para Leiria, com a segunda neutralização do dia (1925/21h05) nos arredores da cidade do Lis, antecedida pela habitual PRS no Kartódromo dos Milagres.

Noite de Sintra a 'fechar'

Será depois a ligação para o reviver da noite de Sintra e dos inesquecíveis troços da Lagoa Azul e da Peninha, que obrigarão a um andamento bastante vivo para evitar fortes penalizações. A passagem do primeiro concorrente está prevista para cerca das 23.51 horas e entre as duas rondas haverá um reagrupamento na Praça da Maratona do Autódromo do Estoril, entre as 00h45 e as 01h00. A segunda passagem pelas provas de Sintra inicia-se pelas 01h16 de sábado e a chegada aos Jardins do Casino Estoril está agendada para as 02h00 de sábado, dia 16, no final de um longo dia de competição, com 735 quilómetros percorridos e 18 PRA. A prova conclui-se com mais uma novidade, uma PRS a realizar em plena Marginal, frente ao parque fechado, a partir das 10h30, disputada por ordem inversa à da classificação geral.

Entre os carros presentes destaque para um Lancia Monte Carlo de uma dupla francesa, ou dois imponentes Audi Quattro, ou ainda um Lancia Stratos, para além, claro está da habitual lista interminável de Porsche 911, Renault, Ford Escort, entre muitos outros.

Fonte: Autospot

Sem comentários:

Enviar um comentário